sexta-feira, 23 de março de 2012

Disney e seus segredos

Hoje, lendo uma mensagem que recebo diariamente em meu email da cmconsultoria, o cmnewsletter, uma consultoria na área educacional, me deparei com uma reportagem sobre a Disney.
Aqueles que me conhecem sabem que sou efetivamente um admirador da Disney e do Walt Disney. Se eu pudesse iria, pelo menos, uma vez ao ano para lá.
Enfim, me perguntei, o que a consultoria esteve fazendo na "Disneylandia"?
Pode até ser que eu tenha acertado a resposta de imediato, mas deixarei vocês, leitores, concluírem por si só.
Eis a integra do texto:
"Disney: Uma perspectiva de dentro para fora
Notícia disponibilizada no Portal    www.cmconsultoria.com.br às 09:35 hs. 
22/03/2012 - Na semana passada, vivi uma das experiências mais intensas e emocionantes da minha vida. Passei uma semana mergulhado nos processos, práticas, cultura e backstage da maior empresa de entretenimento do mundo: A Walt Disney Company.
Só para deixar claro, a Disney foi fundada em 1923, em Los Angeles, California, pelo próprio Walt e seu irmão Roy na forma de um pequeno escritório  de animação. De lá pra cá, cresceu e se tornou um império de 40 bilhões de dólares (faturados em 2011).
Só na Disney World, na Flórida, a empresa conta com 65 mil funcionários em uma área de extensão que é maior do que a cidade San Francisco, e inclui além dos famosos parques, diversos resorts que juntos possuem mais de 34 mil quartos de hotel. Só a frota de ônibus que circula pelo local é maior que a frota de ônibus em circulação na Filadélfia. Com uma operação de serviço desse tamanho, como a empresa consegue encantar clientes a cada interação? Foi atrás dessa resposta que eu fui.
A resposta? Magia.
E, antes que você ache que ressuscitei um clichê aqui, continue lendo, e você verá por que estou plenamente convencido disso.
Apesar de chegar lá pensando que o contrário aconteceria, quanto mais eu mergulhava no backstage, conversava com funcionários e me aprofundava na cultura da empresa, mais me convencia de que estava realmente em um mundo mágico.
Sim, eles tem um “túnel” embaixo do parque, e, sim, eu estive nele. Mas, a existência desse “túnel” está longe de explicar o que realmente acontece por trás das cortinas do Reino Mágico.
De tudo o que eu vi, todos os processos inteligentes e bem orquestrados para manter o show funcionando mesmo nas mais adversas circunstâncias, o que mais me chamou a atenção foi o mandato sobre o qual todos os colaboradores sem exceção atuam: Proteger a Magia.
É isso.
Como o primeiro mandamento da Bíblia, aquele que se você só o praticar estará, de fato, praticando todos. Esse mandato primordial: “proteger a magia”, parece simples, e é mesmo, mas carrega em si um legado que é maior do que o indivíduo e conecta os colaboradores ao redor de um propósito maior. Ele permite que funcionários tomem decisões na linha de frente que não estão escritas em lugar nenhum, em prol de proteger  o sonho, que já foi de um homem, mas que agora pertence à 65 mil funcionários.
Magia.
Fonte: Portal HSM"
Alguns podem até não gostar, conhecendo ou não a Disney, mas eu me arrisco a afirmar: esta é uma empresa que deveria ser espelhada e servir de exemplo a muitas outras.
Logicamente tem seus defeitos, todavia, como a Magia é protegida, o que fica aos visitantes são as boas e eternas lembranças. É isso que faz com que as crianças, os jovens, os adultos e os mais idosos se encantem.
Abraços

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...